Análise ambiental do solo
A análise ambiental do solo identifica possíveis áreas que necessitem de atitudes ambientais corretivas. Ela é solicitada principalmente para locais que apresentam suspeita de contaminação e pode mostrar os possíveis impactos causados por atividades agrícolas e industriais.
Toda a verificação é feita por meio de uma amostra retirada do subterrâneo, por meio de perfurações em espaços estratégicos. Essas amostras são levadas para laboratório, onde é realizada uma análise completa.
Por ter extrema importância, essa análise deve ser feita de acordo com algumas normas vigentes. A Resolução 420 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) determina as exigências sobre a qualidade do solo e os valores de referência, como Valores de Prevenção (VP), Valores de Investigação (VI) e Valores de Referência de Qualidade (VRQ).
Além disso, ao detectar resíduo, esse tipo de análise deve se basear na NBR 1004:2004, norma que regulamenta a classificação de resíduos sólidos. Outros valores importantes são definidos também pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Eles também podem ser incluídos na análise ambiental solo.
O principal objetivo é auxiliar o gerenciamento de utilização do solo, com manutenção de qualidade e de características. Os resultados dessa análise ambiental viabilizam o planejamento de ações para contenção e até reversão de casos de contaminação.