Análise de água para caldeira
Para alimentar um sistema de geração de vapor, é imprescindível que a água não apresente substâncias incrustantes, não corroa e não arraste partículas de água nem forme espumas que possam ser arrastadas com o vapor.
Para tanto, a água utilizada deve passar por análise de água para caldeira e tratamento artificial. Assim, são eliminados os contaminantes causadores de incrustação, corrosão e arraste.
Vários são os prejuízos de se utilizar uma água que não tenha passado por um processo de tratamento e de análise de água para caldeira. As incrustações, por exemplo, causam redução na transferência de calor. Isso faz com que aumente o consumo de combustível e cause possíveis danos, devido às altas temperaturas do metal e das tubulações.
Porém, não se trata de um processo simples. É necessário que se tenha um controle eficaz e constante. A análise de água para caldeira deve ser realizada de forma periódica para manter os padrões exigidos pelas especificações técnicas vigentes.
No processo de tratamento e de análise de água para caldeira, a pressão a qual será submetida essa água é que deverá ser o parâmetro determinante do método para reduzir impurezas, podendo ser os seguintes:
- Clarificação, filtração, abrandamento por 15 trocas iônicas;
- Clarificação, filtração, troca iônica e possivelmente desmineralização;
- Clarificação, filtração, desmineralização e desaeração.
Para a realização de tais métodos, o Hidrolabor conta com uma equipe altamente capacitada, além de ser credenciado para elaborar ensaios físico-químicos e microbiológicos. É habilitado pelo Ministério da Saúde no Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (Reblas), e atendendo ao programa BPL (Boas Práticas de Laboratório).